Ana Wingert e Amelia receberam convidadas para o Amelia Paint & Drink: uma experiência sensorial singular, na qual vinho, arte e bom gosto se uniram em perfeita harmonia.
O Amelia Paint & Drink, organizado pela GastroRosé em parceria com a luxury brand Amelia, da Concha y Toro, encantou as convidadas nesta última terça-feira, em Curitiba/PR.
Exclusivo para mulheres, o evento realizado na Galeria IDEE, no Batel, proporcionou uma noite única. As participantes puderam desenvolver sua criatividade através da pintura em uma taça de cristal, sob a orientação de uma artista plástica, enquanto apreciavam os vinhos de alta gama Amelia Chardonnay e Amelia Pinot Noir, acompanhados do catering do Restaurante Nomade, do Nomaa Hotel, que faz parte do seleto portfólio da IDEE Incorporadora.
Amelia Concha y Toro
A luxury brand Amelia, da vinícola Concha y Toro, destaca o caráter único do Vale do Limarí, no Chile, através do trabalho do respeitado e consagrado enólogo Marcelo Papa na produção de vinhos de alta gama.
A Concha y Toro lançou a marca Amelia em 1993, com um Chardonnay distinto e elegante que expressa o caráter único do vinhedo Quebrada Seca. Amelia foi o primeiro Chardonnay Ultra Premium do Chile.
O vinhedo de onde a Chardonnay é proveniente está próximo ao litoral da região central do Chile. O clima se caracteriza por manhãs nubladas e dias frios com abundância de vento. Portanto, o amadurecimento das uvas é lento e tardio, o que, somado ao solo da região, confere baixo rendimento e concentração.
Amelia revela o sentido de origem, com o frescor e a mineralidade particulares do terroir da DO Limarí.
A Pinoit Noir, proveniente do vinhedo Quebrada Seca, é beneficiada pelo clima costeiro e pelas brisas frescas que sopram diretamente em direção ao vale e moderam as temperaturas das vinhas, o que, combinado com as manhãs nubladas, permite uma maturação lenta e prolongada da fruta e a produção de vinhos mais frescos.
O vinho é complexo e de múltiplas camadas, nas quais predominam as notas de cerejas vermelhas e um matiz de folhas de chá preto. Com caráter fresco, é uma excelente combinação de estrutura e mineralidade, com longo final.
Marcelo Papa faz parte da Concha y Toro desde 1998 e, à partir de então, lidera algumas das marcas mais prestigiadas da vinícola, como Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha e Amelia. Seu espírito explorador incessante, bem como sua paixão e entusiasmo por descobrir a autenticidade e a nobreza das diferentes denominações de origem, têm levado o enólogo a encontrar o melhor lugar para produzir vinhos de personalidade e com verdadeiro sentido de origem, tornando-o uma das figuras mais influentes no cenário vitivinícola atual.
Neste ano, Marcelo recebeu a distinção de Enólogo do Ano 2024 pelo guia Descorchados, um reconhecimento de sua importante trajetória que contribui para a qualidade e a internacionalização da vitivinicultura chilena.
Dentre outras, esta distinção reflete um trabalho enológico cuidadoso, que posiciona o enólogo como líder no segmento superior de vinhos e referência inquestionável quanto à constância e solidez dos produtos.
Fazem parte da Luxury Brands Division da Concha y Toro as vinícolas Don Melchor, Alma Viva e Amelia.
Galeria IDEE
Endereço da IDEE Incorporadora, a Galeria IDEE foi idealizada para exprimir a atmosfera acolhedora dos seus empreendimentos. O espaço é intimamente conectado com o DNA do Casa Nomaa, lançamento residencial que terá como cenário o Ecoville, e do Nomaa Offices, empreendimento comercial complementar à torre que celebra o morar, ambos amparados pela grife hoteleira Nomaa, marca referência em hospitalidade de luxo.
Obras de um grande elenco de artistas e designers locais e nacionais foram incorporadas à Galeria IDEE e somente sairão dali para o acervo do empreendimento imobiliário, que ficará pronto em 2028. O espaço conta também com uma biblioteca especializada em títulos contemporâneos e históricos sobre a arquitetura e o urbanismo de Curitiba.
No acervo de mobiliário de design, destacam-se peças de Sérgio Rodrigues, Leandro Garcia, Marcelo Caruso e Jader Almeida. Na coleção de arte contemporânea ressaltam-se as obras de André Azevedo, Paolo Ridolfi, Raphael Dias e Alfi Vivern.
Segundo André Nacli, diretor da IDEE Incorporadora, a arquitetura e o paisagismo da Galeria buscam fazer um convite para que as pessoas adentrem e participem. A entrada é caracterizada por uma praça com bancos públicos e uma escultura em mármore do escultor argentino Alfi Vivern, que trata de encontros e preces.
“Se a primeira impressão é a que fica, apostamos no desejo de bem receber para acolher quem desejar entrar para viver a arte e o design, apresentados no ambiente não como decoração, mas como parte da vida”, destaca.
A IDEE nasceu do desejo de melhorar a qualidade de vida nas cidades, com a edificação de projetos de personalidade única que se destacam por trazerem a boa arquitetura, a arte e o design para o centro da vida – como fontes de qualidade de vida e bem-estar e como um legado criativo e inspirador para a cultura local.
Galeria IDEE | Alameda Dom Pedro II, nº 439, Batel.
Acompanhe as novidades pelos perfis @anawingert, @amelia.conchaytoro e @idee.inc
Por Ana Carla Wingert de Moraes