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António Saramago

por Ana Wingert

Mais de cinquenta anos de carreira apontam António Saramago como o mais antigo enólogo português.

Sua paixão pelo vinho e busca por inovação fizeram com que Saramago se destacasse na vitivinicultura de Portugal, sendo atualmente um dos principais nomes da enologia no país, ainda em atividade.

Breve história de António Saramago

Aos 14 anos António Saramago começou a trabalhar no laboratório de enologia de uma das mais renomadas vinícolas de Portugal, a José Maria da Fonseca.

Por 42 anos permaneceu na mesma vinícola, sendo responsável por clássicos mundiais, dentre os quais o rótulo Periquita, e diz ter feito da vinícola uma grande escola, eis que produzia todo tipo de vinho.

Durante este período e trajetória, teve a oportunidade de estudar em Bordeaux e acompanhar grandes mestres da enologia em Portugal, como Pascal Ribéreau-Gayon, Manuel Vieira e Antonio Soares Franco.

Com experiência, o enólogo optou por montar seu próprio projeto de vinhos autorais nas duas regiões portuguesas onde mais se sente à vontade. Em razão disto, deixou a José Maria da Fonseca no ano 2001.

Vinhos de assinatura e o projeto António Saramago

Do sonho antigo de produzir seus próprios vinhos, com o compromisso da qualidade a preço justo, em 2002 foi fundada a empresa de António Saramago.

Criada junto com a esposa e os dois filhos, a empresa tem como objetivo produzir vinhos de assinatura. Vinhos que se comunicam com a identidade e a filosofia do enólogo.

Oriundos do Alentejo e da Península de Setúbal, os vinhos de António Saramago se destacam e diferenciam pela alta acidez bem alinhada com os taninos e o álcool.

Para ele, vinhos sem acidez são “anêmicos” e não vivem muito. Sua marca, sem dúvida, é a acidez e a produção de vinhos com grande consistência e longevidade.

A opção por não ter vinhedos próprios foi escolha do enólogo que conhece há muito tempo as vinhas, seus donos e a região. Para ele, o importante é a qualidade das videiras e o controle da maturação, o que se alcança em parcelas muito pequenas, das quais nascem grandes vinhos – sem os riscos do prejuízo de uma safra ruim.

Nas décadas de descoberta permanente, foi absorvendo e participando do caminho de qualidade trilhada pelo vinho português. Ciente de sua própria responsabilidade pelo que considera “o vinho moderno de Portugal”, o enólogo afirma que o país tem castas fantásticas, vinhas e clima que se harmonizam como em poucos lugares e técnica, arte e tecnologia para lhes fazer jus ano após ano e encantar apreciadores em todo o mundo.

Qualidade, identidade e paixão

Com o slogan “nestes vinhos vive a alma de um homem”, a empresa António Saramago define seu posicionamento e diferencial, dando ênfase à identidade do enólogo encartada em cada garrafa. Ademais, seus três pilares fundamentais são qualidade, identidade e paixão.

Qualidade porque em um mercado tão competitivo, a qualidade é fator crítico na escolha de um vinho por parte do consumidor – cada vez mais conhecedor e exigente.

Identidade porque os vinhos são únicos e representativos das suas regiões de origem, permitindo produzir perfis e complexidades diferentes.

E paixão porque é ela que permite toda a empresa familiar continuar produzindo vinhos com alma.

Toda minha vida foi dedicada ao vinho e nunca, em momento algum, a minha paixão abrandou“, afirma Saramago.

Com isto, é possível esperar grandes vinhos, produzidos por quem tem rara experiência no setor e que se preocupa em efetivamente entregar qualidade, identidade e diferencial.

O legado de António Saramago

Em 2019 Nuno Saramago assumiu a gestão da empresa e António José Saramago (filho) a direção do departamento comercial e a função de enólogo. Hoje, António José Saramago é o rosto da terceira geração do negócio e, ancorado em vinhos clássicos, aponta que é tempo agora de fazer vinhos “mais descontraídos e fáceis de beber”, com olhos postos no futuro.

Trazer frescor ao negócio sem perder a identidade como produtor é um dos desafios que se colocam à empresa, que se mostra confiante no futuro e na modernização, para ir ao encontro do gosto de consumidores mais curiosos e viajados.

A Mise en Place Wine, distribuidora e importadora de vinhos do sul do país, é responsável pelo portfólio de António Saramago em Curitiba.

Pela qualidade e inconfundível expressão, os rótulos do enólogo são excelente opção para harmonização com o menu de Páscoa, em especial para pratos com peixes. Fica a nossa sugestão!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

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