A Mise en Place Wine promoverá experiência exclusiva com a vinícola sul-americana mais premiada da atualidade. Vuelo de Morandé, realizado em parceria com a GastroRosé, é um evento para desfrutar vinhos com presença destacada pelos melhores críticos do mundo em um saboroso encontro com o DUQ Gastronomia.
Vuelo de Morandé
No dia 25 de abril serão apresentados o Chardonnay e o Pinot Noir da elogiadíssima linha Morandé Black Series, uma vertical de três safras do ícone House of Morandé e o exclusivo Golden Harvest Edición Limitada.
A degustação dos vinhos será conduzida por Keli Bergamo, Sales Manager da Morandé Wine Group no Brasil e uma das educadoras de enogastronomia mais expoente da atualidade no cenário nacional.
O menu harmonizado e o serviço de vinho ficam a cargo do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinicius Chupil, talentos premiados da gastronomia curitibana.
O evento será organizado pela GastroRosé, empresa especializada em experiências únicas e personalizadas de enogastronomia, sob o comando de Ana Wingert.
Claudemar Hernandes, CEO da Mise en Place Wine, importadora que tem exclusividade da Viña Morandé no sul do Brasil, destaca a importância deste evento que reunirá profissionais extremamente gabaritados, desde o cuidado com o solo das uvas até o seu brinde final.
Morandé Black Series
Com ímpeto explorador incansável e mais de 25 anos de experiência viajando pelos diferentes vales do Chile em busca de origens diversas que permitam criar vinhos com diferentes expressões, a Morandé chegou a um dos vales mais austrais, o Valle del Malleco, para cultivar uvas e obter vinhos de elegância e complexidade singulares.
Morandé Black Series é o reflexo do espírito pioneiro, de inovação em busca da excelência e da paixão por trabalhar castas clássicas em novas origens.
Morandé Black Series Pinot Noir DO Traiguén Valle del Malleco deriva de um vinhedo localizado no coração da região de Araucanía, entre a cordilheira dos Andes e a cordilheira de Nahuelbuta.
Seus solos vulcânicos com brechas antigas e de média a baixa fertilidade, bem como os seus invernos frios e chuvosos, permitem que as uvas desfrutem de um processo de amadurecimento lento e constante, mantendo a sua acidez e produzindo um vinho de alta qualidade, elegante, vertical, com taninos finos e caráter frutado concentrado.
A Decanter, uma das revistas de maior prestígio mundial do setor, classificou Morandé Black Series como o Melhor Pinot Noir do Chile em sua mais recente degustação na categoria. Com 96 pontos, Morandé Black Series Pinot Noir, em sua safra 2020, liderou a degustação, sendo o melhor classificado entre todos os vinhos chilenos da variedade Pinot Noir.
O vinho foi também aclamado pela crítica internacional Jancis Robinson, que considerou Morandé Black Series Pinot Noir o melhor vinho do Chile. Dentre outros críticos, Robert Parker igualmente destacou Morandé Black Series em suas respeitadas avaliações.
Morandé Black Series Chardonnay DO Traiguén Valle del Malleco entrega aromas intensos e complexos. Em boca apresenta textura e muita elegância. Sua longa persistência realça o caráter de delicado de mineralidade.
Os vinhos Morandé Black Series Chardonnay e Pinot Noir serão harmonizados com gnudi de ricota com manteiga de avelã ao perfume de limão siciliano e codorna guisada ao molho chasseur com polenta cremosa.
House of Morandé
Respaldado pela sua longa história, o vinho ícone da Viña Morandé provém dos melhores lotes da propriedade em San Bernardo, localizada em Maipo Alto.
É um blend clássico de Bordeaux à base de Cabernet Sauvignon com adição de outras variedades tintas como Cabernet Franc e a casta Carignan.
Com participação destacada no Guia Descorchados nos últimos anos, o vinho alcançou 97 pontos em sua safra 2018, além de ter sido eleito o Melhor Tinto do Chile, Melhor Tinto Blend e Melhor Vinho de Maipo Andes.
Estes importantes reconhecimentos consolidaram House of Morandé como um dos vinhos mais relevantes do Chile e que segue colecionando títulos e intensificando sua referência em nível mundial com destaque na revista Decanter e na LA CAV, bem como na análise de críticos como James Suckling e Tim Atkim, dentre outros.
A experiência com as safras 2018, 2019 e 2020 de House of Morandé promete mostrar o reflexo do efeito climático em cada ano e se tornar um exercício inesquecível e prazeroso ao degustador, afirma Keli Bergamo.
A harmonização será com stinco de cordeiro assado ao próprio molho com fregula sarda e brunoise de legumes, um dos carros chefes do menu do DUQ Gastronomia.
Os participantes do evento também serão presenteados com a degustação de House of Morandé 1999 em garrafa magnum, uma experiência que permitirá apreciar a beleza dos 25 anos neste vinho icônico e que só evolui com o tempo.
Golden Harvest Edición Limitada
Uma colheita tardia única, produzida em pequenas quantidades de acordo com condições climáticas especiais. É um vinho elaborado apenas nos anos em que as uvas Sauvignon Blanc do Valle de Casablanca são 100% afetadas pela botrytis cinerea, condição que só ocorreu em 2000, 2007 e 2013.
Esta última foi a primeira colheita em que Ricardo Baettig e a sua equipe enológica conseguiram dar ao Golden Harvest os elevados padrões de qualidade e o selo particular que Pablo Morandé lhes transmitiu.
Vale destacar que a história do Valle de Casablanca foi protagonizada pelo chileno Pablo Morandé, o primeiro enólogo a reconhecer o potencial inexplorado da costa chilena para produção de vinhos em regiões frias.
Atualmente o Valle de Casablanca é mundialmente reconhecido como origem de excelência, sinônimo de frescor, intensidade aromática, inovação e pioneirismo. E Pablo Morandé foi quem abriu caminho à vinhos que até então não se havia imaginado no Chile, tornando-se, portanto, o ponto inicial de uma revolução de qualidade e diversidade dos vinhos do país.
O grand finale será acompanhado do mil folhas clássico de baunilha, com massa folhada home made.
A Viña Morandé
Fundada em 1966 por Pablo Morandé com o objetivo de elaborar vinhos inovadores e de alta qualidade no Chile, a Viña Morandé vive hoje seu melhor cenário, comercial e de qualidade.
Os vinhos são elegantes e distintos, com tipicidade de casta e uso adequado da madeira. De um lado mostram o perfil clássico dos vinhos do Maipo e do Maule, com estrutura e potência reinterpretadas, de outro, a viticultura e enologia de precisão em climas frios da zona do Pacífico, com vinhos frescos, com textura e volume.
Patricio Tapia, responsável pelo Guia Descorchados – que reúne os principais vinhos e produtores do setor na América Latina há mais de 25 anos -, ressalta que a Viña Morandé é “uma vinícola decisiva na história recente do vinho chileno”.
Ricardo Baettig, enólogo chefe da vinícola, há doze anos faz o trabalho de manter o perfil pioneiro de Pablo Morandé, agregando suas notas de personalidade e modernização aos vinhos. Visionário, criativo e apaixonado, o enólogo possui duas características cativantes que, sem dúvida, se traduzem no caráter de seus vinhos: astúcia e audácia.
Atualmente, o diretor enológico é apontado como um dos atores mais relevantes da sua geração e os reconhecimentos e premiações em nível mundial o coroam igualmente como sinônimo de excelência através da inovação, tal qual seu mentor.
Mise en Place Wine
A Mise en Place Wine é uma importadora e distribuidora de vinhos do sul do Brasil, que alia qualidade, sofisticação e conhecimento ao mercado através da curadoria de produtos e parceiros de excelência.
SERVIÇO
Vuelo de Morandé – Mise en Place Wine e DUQ Gastronomia
Quando: dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30
Investimento: R$ 790,00 por pessoa
Local: DUQ Gastronomia. Alameda Carlos de Carvalho, nº 360, Curitiba/PR
As reservas devem ser feitas pelo link Vuelo de Morandé no portal GastroRosé