Início » Dia dos namorados

Dia dos namorados

por Ana Wingert

Vinho e dia dos namorados foram feitos um para o outro. A data e a bebida são combinação perfeita e isso todo mundo sabe, sem maiores esforços.

Vinhos são ideais para criar um clima romântico e intimista e são naturalmente afrodisíacos. Provocam intensa sensação de bem-estar e estimulam o comportamento desinibido do casal.

Por isso, uma boa garrafa de vinho pode ser o principal segredo para trazer o clima de sedução perfeito para o dia dos namorados e apimentar a relação.

Como escolher o vinho certo

Antes de tudo e mais importante do que qualquer regra é você respeitar suas preferências pessoais e a do seu par. De nada adianta uma harmonização perfeita se ela não respeitar o gosto e as sensibilidades do casal.

Porém, pensando de modo geral, para escolher o vinho ideal para o dia dos namorados é interessante considerar quais são as comidas mais comuns para celebrar a data e que podem vir acompanhar o vinho.

Para aperitivos, frutas ou para um brinde especial, não pode faltar vinho espumante, seja ele Champagne ou um outro tipo de vinho com borbulhas sedutoras.

Vinho rosé ou espumante rosé podem ser ótimas escolhas para combinar pratos de frutos do mar, peixes e até mesmo uma salada bem elaborada. Isso para os casais que preferem comida mais leve, apesar do clima mais frio.

Se a escolha for fondue de queijo, massas ou risotos, um vinho branco de corpo médio é uma excelente opção. Chardonnay ou Viognier com passagem em madeira, por exemplo, são uvas bem certeiras.

Com cogumelos, vegetais e massas ao molho sugo, um vinho tinto de corpo leve e boa acidez fica delicioso. A sugestão são as uvas Pinot Noir, Gamay, Sangiovese ou Nero d’Avola. Vinhos italianos dessas duas últimas uvas costumam ser deliciosos e muito gastronômicos.

Mas, se a intenção for apenas um momento à dois, aposte nos vinhos tintos com notas de especiarias. Elegantes e sensuais por si só, meus preferidos são os tintos envolventes de Pinot Noir, Syrah e Sangiovese.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Sugestões da MMV Importadora

É possível comemorar a data e, ainda assim, surpreender na escolha do vinho, fugindo de alguns clichês.

“Os vinhos trazem em si, além do sabor, uma história, e escolher um rótulo especial para celebrar o dia dos namorados pode adicionar um fator especial e íntimo para a data”, diz Jonas Martins, sommelier e gerente da MMV Importadora, que traz algumas dicas de rótulos que podem trazer uma mensagem importante para a relação.

Vinhos fortes e marcantes

Mulheres de personalidade forte e presente, vencedoras e que estão cada vez mais conquistando o seu merecido espaço podem e devem ser presenteadas com vinhos poderosos, marcantes e bem encorpados.

A sugestão do sommelier é o Venus in Furs, da chilena Vinã La Prometida. Produzido com 50% Cabernet Sauvignon e 50% Syrah, essa especiaria é feita da maceração pré-fermentativa de 25 dias a frio (de 4º C a 10º C) e passa por fermentação com leveduras indígenas e metade das uvas com cacho inteiro.

O mais interessante é que, após envelhecer 14 meses em barris franceses de segundo uso, a bebida segue mais 4 meses em barris de Kentucky Straight Bourbon Whiskey da destilaria Woodford, que agrega aromas de mel, de carvalho tostado (lembrando exemplares de cachaça brasileira), café e chocolate amargo, e entrega 14,5% de teor alcoólico, poderoso e “quente”.

O nome desse vinho também é um show à parte. É uma homenagem à novela homônima do austríaco Leopold von Sacher-Masoch, que conta a história de uma mulher forte e dominante, o que reflete todo o poder desse rótulo. “Venus in Fur” também é nome de uma música da banda de rock Velvet Underground.

Vinho para um futuro próximo

Para casais que estão em vias de constituir uma família, a dica de Martins é o Fortunatus Reserva de Família Cabernet Sauvignon, da Alta Roble, também no Chile.

Além da brincadeira com o nome “família”, o vinho tem estrutura presente e representa a força necessária para um passo tão importante na vida de um casal.

100% Cabernet Sauvignon, é um vinho de cor vermelho-rubi com matizes violáceos. O nariz é complexo, com aromas de ameixa, cereja preta, alcaçuz, baunilha, chocolate e alcatrão. Em boca é muito estruturado, firme, com taninos muito presentes e bem resolvidos, com final de boca que remete a caramelo e cereja em calda. 

“Um colosso, vinho único, assim como é cada relação e cada família em sua particularidade”, lembra o sommelier.

Vinho mais “caliente”

A data é sedutora, para os casais curtirem e celebrarem o relacionamento com mais “calor”. Assim, uma bebida exclusiva e marcante pode ser o diferencial do dia.

O uruguaio Varela Zarrans Roble Fusion safra 2020 é um vinho muito sedutor e enigmático. Produzido com 50% Cabernet Sauvignon, 30% Tannat e 20% Merlot, é complexo e cheio de nuances, de cor vermelho-rubi com reflexos violáceos; complexo ao nariz, destacando-se frutas vermelhas e escuras, como cereja, morango, ameixa, mirtilo e cassis, com notas de pimenta, menta e um fundo de caramelo e baunilha. Em boca tem muita presença e final logo. É um vinho robusto, mas ao mesmo tempo de fácil compreensão.

Inserrata Inebriante, produzido na Toscana, também é uma sugestão do sommelier. O rótulo e a garrafa desse vinho se destacam. Ele é tão exclusivo, porque tem produção limitada, e por isso é como se fosse uma joia, que deve ser apreciada e exibida.

Rosé 100% Sangiovese, com cor clara que esconde a complexidade que entrega na taça. Aromas de cranberry, toranja, pêssego, lichia, morango silvestre, folha de tomate e leve mineral, como pedras molhadas. Em boca tem bastante estrutura e potência, além de caráter cítrico e mineral, mostrando a singularidade da Sangiovese e de San Miniato para vinhos frescos.

“Esses rótulos certamente transformarão o dia dos namorados em uma ocasião ainda mais especial. As mensagens que cada um traz são importante maneira de celebrar um belo relacionamento”, reforça Jonas Martins.

Fonte: Engenharia de Comunicação – Assessoria MMV

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais