Em um universo milenar como o do vinho não é raro observarmos a reinvenção de métodos e o surgimento de tecnologias. Pouco a pouco produção e mercado se reconstroem para atender novos anseios.
Foi o caso da screw cap, vedação em tampa rosca que surgiu inicialmente para trazer linearidade à vinhos frescos e cuja praticidade tem aumentado cada vez mais o sucesso do uso deste vedante.
Os benefícios são tantos que sua utilização vem crescendo em escala global e se tornando popular também para vinhos tintos de longa guarda, como é o caso de alguns grandes rótulos australianos.
Mas, isso é tema nem mais tão moderno… Atualmente, falar em modernidade é sinônimo de Coravin.
O sistema Coravin
Declarada como “a maior revolução do mundo do vinho deste século” por Ferran Caralt, representante comercial exclusivo do aparelho no Brasil, o produto tem se mostrado o queridinho entre os apaixonados por vinho.
Trata-se de um aparelho que permite desfrutar uma taça de vinho sem sacar a rolha e, com isso, preservar as características da garrafa para que o restante do vinho siga evoluindo em garrafa.
Isto porque, a tecnologia desenvolvida retira o vinho por uma agulha enquanto injeta gás argônico na garrafa, fazendo com que a rolha se feche segundos depois que a agulha é retirada, o que evita a oxidação da bebida.
Existem também aparelhos aeradores, rolhas especiais para utilização em garrafas com tampa screw cap e inclusive um aparelho mais recente que promete preservar características de vinhos espumantes.
Tenho utilizado o Coravin Model Three Pro há um tempo e estou muito satisfeita. Perfeito para o dia-a-dia porque me permite servir uma ou duas taças de vinho para consumo imediato, preservando o restante da garrafa.
Além disso, é uma ótima opção para conferir se vinhos de guarda estão prontos para consumo.
Conheça mais sobre Coravin e sua tecnologia em https://www.coravinbrasil.com.br/
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Foto de capa: Coravin