Início » Curitiba

Curitiba

por Ana Wingert

Curitiba é uma cidade linda, muito arborizada e repleta de parques e atrações turísticas. Daquelas cidades incríveis, organizadas e limpas, dignas de orgulhar todo o povo brasileiro e de impressionar turistas.

A cidade me conquistou e fico muito feliz de poder chamá-la de lar há mais de dez anos.

O que fazer em Curitiba

Por mais clichê que pareça, uma dica imperdível é visitar e conhecer a cidade com a Linha Turismo.

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial com dois andares que passa por 26 pontos de atração de Curitiba. Com ela é possível conhecer os principais parques, como o Barigui e o Tanguá, bosques do Alemão e do Papa, por exemplo, praças, o Jardim Botânico e outros espaços, como a icônica Rua das Flores, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. Considerada uma das melhores linhas de turismo do país, a Linha Turismo circula a cada 30 (trinta) minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de 3 (três) horas.

Meus lugares preferidos na cidade são o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer e o Parque São Lourenço.

Os espetáculos e shows no Teatro Guaíra, Teatro Positivo, Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski sempre movimento o setor artístico e cultural da cidade. Não deixe de conferir a programação.

Para os fãs de compras e cinema, vale visitar o Pátio Batel, Shopping Mueller e Park Shopping Barigui.

Onde comer em Curitiba

A gastronomia da capital paranaense vem cada vez mais se aperfeiçoando e se tornando referência. É claro, gosto pessoal é muito particular, mas eu tenho alguns dos meus restaurantes preferidos para sugerir.

Meus top five são Asu Restaurante, COIN, Hai-Yo, Marcondes e Bobardí. Também gosto muito dos restaurantes Piola, TAJ, Terra Madre, Bar do Victor, Olivença e Nomade. Dos bares de vinho gosto do Balbino & Martins, Vino Batel e Vino Cabral.

Estão no meu radar Igor, Fuji e DUQ que, por ironia do destino e pela intensidade da rotina, ainda não conheci.

Não deixe de conhecer A Prestinaria anexa à Orquidaria Rosita, a Fabulosa Bakery e a Brod Bakery.

Hotéis na capital do Paraná

Existem várias opções de hotéis, mas o QOYA Curitiba é espetacular. Contemporâneo, bem centralizado e com uma experiência impecável de hospedagem, comodidade e serviços. A partir do conceito de slow living, oferece um refúgio urbano, através de espaços que propiciam a desaceleração, acolhimento e descanso.

Localizado na região central, o Grand Mercure é uma opção mais tradicional e interessante. Ainda que os quartos sejam mais antigos, tudo é muito organizado e os restaurantes são excelentes, com destaque para o Hai-Yo e para o buffet de café da manhã. Aos finais de semana o hóspede pode inclusive curtir uma balada na RW, localizada no subsolo do hotel.

Aos fãs de luxo e de hotéis boutique, o Nomaa Hotel no Batel é impecável. Tudo é muito bonito, desde a arquitetura às amenidades. O café da manhã é maravilhoso e o Nomade Restaurante muito recomendado.

Se ficar na região central da cidade não for fator determinante, o Suryaa Hotel Curio Collection by Hilton é a combinação perfeita entre luxo e conforto. A arquitetura em estilo contemporâneo, as suítes com tecnologia de ponta e acabamento de alto padrão e o belíssimo restaurante e lounge com vista para o campo de golfe do Alphaville Graciosa Clube proporcionam uma experiência única e exclusiva.

Vinícolas na região metropolitana de Curitiba

Com história mais recente na produção de vinhos finos, o vinho do Paraná vem pouco a pouco se destacando em premiações nacionais e internacionais. Atualmente, o estado conta com vinícolas com vinhedos próprios e adaptados ao terroir do estado, especialmente na região metropolitana de Curitiba. Mas, também há vinícolas que produzem vinhos a partir de uvas selecionadas e adquiridas de produtores de todo o sul.

Desde belas paisagens com a serra do mar ao fundo dos vinhedos até instalações mais clássicas e tradicionais, vale muito conhecer as vinícolas da região metropolitana.

A minha sugestão é visitar a Vinícola Legado em Campo Largo, a Cave Colinas de Pedra em Piraquara, a Vinícola Araucária em São José dos Pinhais e Família Fardo em Quatro Barras. Todas muito legais e com bons vinhos.

Passeio de trem para Morretes

Viajar de Curitiba para Morretes de trem pela Serra do Mar ou de carro pela Estrada da Graciosa certamente será um dos passeios mais lindos que você fará na vida, sem exageros. A natureza é deslumbrante durante todo o trajeto e Morretes é uma cidade muito charmosa, repleta de casarões preservados e restaurantes.

Provar Barreado, o prato típico da cidade, é também uma experiência memorável. O prato que foi criado em Açores e levado para a região pelos portugueses há mais de 300 anos pode ser encontrado em vários restaurantes, à beira do rio Nhundiaquara.

A região também é a terra da cachaça artesanal, um dos principais produtos da cidade. Vale experimentar.

Passeio na Ilha do Mel

Localizada cerca de 120 km de Curitiba, a Ilha do Mel é um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná.

Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, o parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

Visitar a Ilha do Mel é conhecer um pedaço do paraíso.

O acesso à Ilha do Mel é feito por barcos que saem das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais