A Mise en Place Wine, distribuidora e importadora de vinhos do sul do país, realizou em Curitiba evento raro com degustação do Grange BIN 95, icônico vinho australiano produzido pela Penfolds.
Grange BIN 95
O vinho, que ostenta prêmios incomparáveis em nível mundial, como o duplo-100 da Wine Spectator e Robert Paker com a safra 2008, é oficialmente listado como ícone do patrimônio do sul da Austrália.
Criado em 1951 pelo enólogo Max Schubert, que buscava reproduzir a qualidade dos vinhos de Bordeaux no país, Penfolds Grange Hermitage foi produzido em segredo a partir do ano de 1957. A produção formal foi retomada apenas em 1960 quando o conselho de administração da Penfolds percebeu o equívoco que cometera ao ordenar que o enólogo parasse a produção.
Em 1995 a Wine Spectator premiou Penfolds Grange como vinho do ano, ato inédito da revista especializada, que até então somente havia reconhecido vinhos franceses e californianos na categoria.
Desde sua criação, apenas quatro enólogos foram responsáveis por produzir o Grange. Além de Max Schubert, Don Ditter, John Duval e Peter Gago, atualmente enólogo da Penfolds.
Breve história da Penfolds
A fusão de ciência, arte e inovação desde o início em 1844 tornou Penfolds um dos produtores de vinho mais famosos e respeitados da Austrália.
Dr. Cristopher Rawson Penfold mudou da Inglaterra para Adelaide junto com a família, onde adquiriram 200 hectares em Magill, dando início à práticas médicas na Austrália na casa que batizou como o nome The Grange.
A administração de vinhos fortificados e destilados de vinho era feita com fins medicinais e rapidamente a família Penfold alcançou reputação de qualidade no país.
Mary, esposa do Dr. Cristopher Rawson Penfold, foi responsável pela primeira vinificação e administração da propriedade. Quando passou o comando da vinícola para a filha Georgina em 1884, a Penfolds já era responsável por 30% do vinho produzido na região de South Australia.
Em 1931 o enólogo alemão Max Schubert iniciou sua jornada na Penfolds. Durante os anos de 1948 e 1950 foi enviado à Europa pela vinícola para estudar e aperfeiçoar os vinhos fortificados e após visitar os grandes chateaux de Bordeaux retornou à Austrália inspirado a criar um novo e grande vinho.
A Penfolds possui vinhedos localizados nas melhores regiões vinícolas do sul da Austrália e no coração de Adelaide se encontra a Penfolds Magill Estate, cujas videiras originárias ainda contribuem para o blend de Grange quando as condições de safra permitem.
Degustação em Curitiba
Durante almoço para comunicadores especializados, a Mise en Place Wine apresentou os vinhos Koonunga Hill Chardonnay, Max’s Cabernet Sauvignon 2017, BIN 28 Kalimna Shiraz 2018, BIN 389 Cabernet Shiraz 2018 e o célebre Grange BIN 95 da safra 2015.
Quanto às notas de degustação, inicio ressaltando o privilégio e o deleite de participar de uma experiência deste nível. E agradeço Claudemar Hernandes pela oportunidade rara e inesquecível e pela confiança no meu trabalho desde sempre.
Penfolds expressa terroir, estudo e inovação em suas garrafas. Com característica premium, os vinhos entregam qualidade impressionante desde a linha Koonunga Hill até o Grange BIN 95.
O Chardonnay Koonunga Hill é vibrante, fresco, magnificamente equilibrado, com madeira sutil, preservação das características de frutas e flores e acidez deliciosa. Tem intensos aromas de abacaxi, manga, flor de jasmin e notas cítricas de flor de laranjeira.
Max’s Cabernet Sauvignon 2017, linha que homenageia o ousado e inovador enólogo Max Schubert, é polido, charmoso, com estrutura sedutora. Tem toque mineral e até meio sápido, com madeira muito bem integrada, notas de frutas vermelhas e negras e taninos envolventes.
BIN 28 Kalimna Shiraz 2018 é produzido desde 1959 e é um dos clássicos da vinícola. Foi batizado com o nome do vinhedo em Barossa (Kalimna) e com o número do armazém onde era envelhecido (28). Tem as clássicas notas de especiarias, chá preto, café, rosas e frutas negras. Em boca é encorpado, com taninos presentes, mas polidos, muito equilibrado e persistente.
BIN 389 Cabernet Shiraz 2018, também conhecido como Baby Grange por ser amadurecido parcialmente em barricas que receberam a safra anterior de Grange, contribuiu com a solidificação da reputação da Penfolds. Tem aromas de mirtilo, figo, ervas, cedro, terra úmida e especiarias. Em boca é fresco, equilibrado e persistente. Tem grande potencial de afinamento e evolução.
Por fim, Grange BIN 95 é um deleite. Vinho de contemplação! Embora a safra 2015 ainda esteja muito jovem pelo incrível potencial de evolução, desde já é possível perceber e apreciar suas notas especiais, que o tornam digno de tantos prêmios em nível mundial.
O vinho reflete a autêntica e mais poderosa filosofia da Penfolds de produzir blends de múltiplos vinhedos e distritos de Shiraz plenamente madura e concentrada em aromas e sabores. É intenso, complexo, com camadas e mais camadas de aromas de fruta negra, chocolate, café, couro, ervas, cedro, … Em boca é muito equilibrado e persistente, encorpado e abundante, com vibrante frescor, notas minerais e taninos elegantes. Quem dera possa prová-lo futuramente em seu auge!
Os vinhos da Penfolds são importados ao Brasil pela Inovini, divisão de vinhos da Aurora Fine Brands e tem distribuição em todo o Paraná pela Mise en Place Wine.
Por Ana Carla Wingert de Moraes
Fotografia: @penfolds e @rachel_d_taylor
1 Comentários
Que delícia de degustação!
Fiquei com vontade de provar!!! 🍷