Início » Quatro dias em Mendoza

Quatro dias em Mendoza

por Ana Wingert

Dois anos após a primeira visita, retornei para quatro dias em Mendoza. Prometi que voltaria e agora deixo aqui um novo roteiro atualizado e mais curto para te inspirar.

O enoturismo na região ganha cada vez mais apaixonados, sobretudo diante da grande visibilidade internacional que Mendoza vem ganhando ano após ano. Não há dúvidas, o destino é perfeito para os amantes de vinhos, lindas paisagens e excelente gastronomia.

Aliás, recentemente a gastronomia de Mendoza ganhou palco mundial, quando cinco de seus restaurantes obtiveram a cobiçada estrela Michelin e outros mais foram listados no renomado guia.

Na primeira vez que estive na região conheci Maipú, Luján de Cuyo e o Valle do Uco. Foram dez vinícolas em uma viagem bastante intensa e proveitosa. Eu fui à trabalho, o que muda um pouco o ritmo, mas, ainda assim, consegui aproveitar muito e ter momentos de lazer.

Desta vez os planos foram um pouco diferentes. É claro que uni trabalho e diversão, mas viajei focada em novidades e em aproveitar um pouco mais as vinícolas, restaurantes e a natureza junto com meus pais, bem ao estilo slow travel (tendência de viajar aproveitando o momento presente, com menos obrigações e mais tempo para curtir melhor cada experiência).

Quatro dias em Mendoza

O primeiro dia foi dedicado à consagrada Catena Zapata e à imperdível Casa Vigil. Ambas fazem parte do TOP 10 da World’s Best Vineyards e são algumas das principais responsáveis por fazer de Mendoza um destino mundial em termos de experiência de enoturismo.

No segundo dia retornei à Penedo Borges Bodega Boutique para acompanhar um pouco mais de perto as novidades de microvinificações em barrica comandadas pelo enólogo Juan Manuel González.

A noite conheci o Soberana Resto, restaurante de alta gastronomia recém inaugurado no centro da cidade. Experiência única, de encantos e sabores. Belíssima comida, ambientação e atendimento.

O terceiro dia foi para conhecer Alpamanta, um projeto lindo e diferente sobre o conceito de vinho e agricultura, reconhecido neste ano pelo Prêmio Oro Internacional da Global Best Of Wine Tourism como a melhor bodega de Mendoza em práticas de sustentabilidade.

Neste dia também conheci e desfrutei do magnífico hotel de luxo Susana Balbo Unique Stays, união perfeita entre a cultura do vinho, o bem-estar e o bem viver.

No último dia reservei um tempo para passear pela cidade e dessa vez consegui conhecer o Parque General San Martín que havia ficado pendente da outra vez. Ele é muito bonito, próximo do centro e merece um espaço, mesmo que curto, no roteiro.

Restaurantes para conhecer em Mendoza

  • Casa Vigil – Cozinha de terroir contemporânea em uma vinícola que é pura energia, tradição, história e arte.

Sob o comando de Alejandro Vigil, María Sance e do chef premiado Ivan Azar, Casa Vigil é daqueles lugares incríveis e deliciosos para sempre voltar em Mendoza.

Os pratos feitos com ingredientes sazonais da horta particular do local e de pequenos produtores dos arredores da vinícola encantam e foram, inclusive, reconhecidos pelo renomado Guia Michelin recentemente tanto pelo grande nível da gastronomia quanto pelas práticas de sustentabilidade adotadas.

Um dos grandes destaques são os tomates cultivados por María Sance, com mais de 50 variedades que foram revitalizadas graças ao programa Labrar, de sua coordenadoria.

Anexo à vinícola El Enemigo, do aclamado enólogo Alejandro Vigil e de Adrianna Catena, Casa Vigil oferece degustações exclusivas dos seus vinhos reconhecidos e celebrados em nível internacional.

A arquitetura acolhedora e vanguardista acompanha a história da Divina Comédia, e, por isso, pode-se dizer que Casa Vigil é dedicada aos visitantes que se deixam levar pelo encanto do vinho e da literatura e se entregam a uma proposta única de enoturismo na qual o mundo do vinho transporta o visitante para o mágico mundo literário de Dante Alighieri e para a luta com o “eu interior”, que deu origem ao nome dos vinhos El Enemigo.

No local existem três salas e túneis que nos levam ao inferno, um lugar particular e encantador, cheio de barris e obras de arte. Depois caminhamos pelo purgatório e chegamos ao paraíso, onde a visita culmina com um almoço especial com receitas de família e degustação dos vinhos, que costuma contar com a presença agradável de Alejandro Vigil.

Uma grande vivência sensorial! 

Os vinhos El Enemigo Wines são importados ao Brasil com exclusividade pela Mistral e vêm com selo de autenticidade na garrafa para garantir confiabilidade e segurança ao consumidor.

Casa Vigil | El Enemigo Wines

O restaurante está localizado em Chachingo na rua Videla Aranda, nº 7008.

As reservas podem ser feitas pelo Instagram @casavigil.

  • Soberana Resto – localizado no centro da cidade, a poucos metros da Plaza Independência, impressiona pelo nível de conforto e pela elegância do seu espaço gastronômico.

Gastronomia contemporânea com ambiente acolhedor. Sob a bandeira da “cozinha do mundo”, Soberana cria pratos baseados em receitas argentinas e locais, mas com referências à outras culturas alimentares, dentre as quais, França, Itália e Espanha.

Inaugurado em julho de 2023, sob o comando do chef Fernando Ormazabal, o restaurante reflete seu espírito perfeccionista em cada prato, perfeitamente executado.

Cada detalhe também se eleva com o carisma dos proprietários Mariela Cahiza e Jesus Cahiza, que se estende à toda a equipe de salão, cujo atendimento é impecável do início ao fim.

A carta de vinhos, com mais de 450 rótulos e assinada pelo sommelier Guillermo Carnevali, é bem elaborada, com opções ideais para o cardápio. Com exceção de Champagne, todos os demais rótulos são de vinhos argentinos de regiões distintas.

A energia do ambiente é acolhedora e tudo funciona em harmonia, desde a entrada até a sobremesa. A experiência, para além da gastronomia e dos vinhos, é irretocável e deixa vontade de voltar.

O restaurante inaugurado há pouco mais de quatro meses no centro de Mendoza, inicia sua história com o reconhecimento mundial do conceituado Guia Michelin.

O restaurante dispõe de uma agradável esplanada junto à entrada, de um bar de coquetéis e balcão onde os hóspedes também podem sentar-se e comer. Há também um terraço traseiro climatizado, além de uma adega com fachada de vidro, incluindo uma sala de jantar privada, ao lado. O forno Josper é uma das marcas do restaurante.

Que presente para Mendoza contar com um restaurante tão impressionante no centro da cidade.

Soberana Cocina del Mundo | Impronta Argentina

O restaurante está localizado na rua Sarmiento, nº 705, no centro da cidade de Mendoza.

As reservas podem ser feitas pelo Instagram @soberana.resto.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

DICAS IMPORTANTES:

  • Escolha no máximo duas vinícolas por dia para aproveitar. Todas tem ambientes lindos e as que contam com restaurante merecem umas horas a mais na programação.
  • Os Menus de Pasos costumam ser bem servidos. Se você não come muito, uma boa ideia é escolher à la carte para não se tornar desagradável. O turismo é muito enogastronômico e pode acabar cansando um pouco teu paladar conforme a programação.
  • Ficar em um hotel no centro da cidade de Mendoza te permite conhecer as praças e restaurantes caminhando e é ótimo para ir até as vinícolas da região de Maipú e Luján de Cuyo. Você consegue ir também para o Valle do Uco – é mais distante, mas vale muito.
  • Contrate um motorista. Tua segurança não tem preço e é a melhor opção para aproveitar os vinhos sem se preocupar. Lembre sempre – se beber, não dirija! Além disso, eles conhecem as distâncias e as localizações das vinícolas para te ajudar a organizar melhor o itinerário.
  • Eu contratei novamente um motorista (chamado de remi) do Leonardo Vendimia. Mauricio Rodriguez é educado, culto, responsável e atencioso. Contato: +54 9 2615 45-0651.
  • Tome muita água e use filtro solar! Mendoza é bastante quente e de clima seco. Se hidratar é essencial, especialmente ao tomar vinhos. Um creminho para o rosto e mãos também faz bem!

O enoturismo e a enogastronomia de Mendoza estão cada vez mais impressionando. Em dois anos fica visível uma evolução enorme no setor, que já era bastante desenvolvido em 2021.

Os vinhos de todas as bodegas que visitei são muito bem produzidos e, é claro, variam conforme o estilo e a faixa de preço de cada produtor. Desde as opções de entrada até os vinhos de alta gama que degustei, todos foram aprovados – por mim e pelos meus pais.

Espero que esse novo roteiro agregue valor ao anterior para você, tanto quanto enriqueceu minha experiência. Com suas mais de mil vinícolas incríveis, Mendoza será sempre um destino para onde voltar e se encantar!

As fotos e vídeos desses quatro dias estão no meu perfil no Instagram e no destaque MDZ.

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais