O produto que é a cara do Brasil, pela qualidade dos nossos vinhos, pelo nosso clima alegre, pelo perfil de consumo e pela sua versatilidade em taça.
Espumantes são vinhos coringas que passeiam por toda a refeição, desde um aperitivo até a sobremesa. Além, é claro, de ser presente especial e perfeito para as comemorações de final de ano. Pode apostar!
Falamos sobre os estilos de espumantes de acordo com o nível de açúcar residual. Agora chegou a vez de associarmos eles à gastronomia para harmonizar.
Anota as dicas para fazer bonito e impressionar:
- NATURE – o mais seco de todos os estilos de espumantes. Tem alta acidez e potencial de guarda. Fica excelente com pratos principais com base de frutos do mar, massas e risotos.
- BRUT – o coringa real oficial. É muito fresco e gastronômico. Combina com saladas, pratos leves, frango, peixes, aperitivos, etc… As possibilidades são infinitas porque o açúcar residual quase sempre não é tão perceptível no paladar.
- DEMI-SEC – é delicado e agrada vários paladares, por ter característica levemente adocicada. Combina com pratos também mais delicados, como suflês de legumes, e com sobremesas. Ótima escolha entre o espumante seco e doce, que tem maiores chances de agradar públicos maiores e mais variados.
- DOCE – fresquinho, gostosinho e docinho, é a combinação perfeita para sobremesas com toques cítricos, saladas de frutas, mousse de limão e doces com abacaxi ou frutas vermelhas.
Eu sou fã declarada de vinhos espumantes, independente do nível de açúcar. O mood que tem a maior tipicidade do país e talvez seja de fato o produto do Brasil!
Não quero deixar de fora os produtos importados, como Cava, Prosecco e Champagne – o mais clássico espumante do mundo, mas, isso é assunto para outra hora. Agora quero prestigiar o que temos de melhor, na minha opinião, na enologia do país e com excelente custo-benefício para todos os bolsos.
Escolher o espumante brasileiro perfeito para celebrar se torna até uma tarefa fácil diante das tantas opções deliciosas que encontramos no mercado.
Agora me conta, qual o seu estilo preferido? Já sabe com o que vai harmonizar nesse final de ano?
Por Ana Carla Wingert de Moraes.
Foto de capa: @champagne_bollinger