Início » Queijos e vinhos

Queijos e vinhos

por Ana Wingert

É sempre prazeroso montar uma tábua com queijos e vinhos. Super informal e descontraída, ela não exige tanta preparação e é uma ótima opção para receber.

Escolhidos corretamente, queijos e vinhos se ajustam de forma tão harmoniosa que elevam o nível de satisfação, sem que seja necessário se recorrer ao que há de mais dispendioso.

Por isso, para quem se atenta aos detalhes e quer caprichar, existem sugestões de harmonização que vão tornar o momento mais inesquecível e saboroso.

Ao contrário do que se imagina quando se é leigo no assunto, é importante saber que um único vinho não combinará com todos os estilos de queijos, salvo se eles conversarem muito entre si.

De todo modo, se for necessário escolher um tipo de vinho apenas, opte por um vinho branco de corpo leve à médio. Vinho branco é o par ideal para queijos em geral, sobretudo pelo frescor e pela ausência de tanino.

Porém, se a ocasião possibilitar a escolha de vinhos diversos, você pode variar conforme o tipo de queijo.

Ficam aqui nossas dicas para você ter uma experiência sensorial harmônica entre queijos e vinho:

  • Queijos mais leves e frescos, como Minas e Burrata, tem sabor mais sutil e combinam com um vinho ligeiro da uva Pinot Grigio.
  • O queijo de cabra que, em geral, também é leve, mas apresenta acidez mais marcante, vai muito bem com Sauvignon Blanc, sua harmonização clássica.
  • Queijos de mofo branco, como Brie ou Camembert, lembram sempre de uma geleia de frutas, porque fazem um belo par e a combinação vem à cabeça de qualquer pessoa que gosta de queijos. Por isso, o vinho também deve seguir a lógica do frutado e floral. Aposte nas uvas Chardonnay, Alvarinho e Viognier.
  • Queijos semiduros como Gruyére, Gouda e Emmental pedem vinhos com mais intensidade de sabor, teor alcoólico um pouco mais elevado e uma certa doçura que vai complementar o teor de gordura do queijo e trazer até notas amendoadas na harmonização. Aqui os tintos de Pinot Noir, Garnacha e Tempranillo começam a fazer uma boa combinação.
  • Queijos duros como Pecorino, Grana Padano e Parmigiano são mais gordurosos e salgados e clamam por um vinho um pouco mais estruturado e intenso. Muitos vinhos italianos combinam com esse tipo de queijo, especialmente Chianti, Barbera e Barbaresco.
  • Queijos azuis que são intensos de sabor e gordurosos, como o Gorgonzola, pedem vinhos com boa estrutura. Dos vinhos brancos, a uva Riesling é uma boa escolha. Mas, a grande surpresa aqui é combiná-los com vinhos doces como colheita tardia ou fortificados, como vinho do Porto ou Jerez Cream.
  • Por fim, queijos defumados, como o Provolone, que tem mais peso e profundidade são perfeitos para vinhos tintos que passam por algum estágio de madeira. As uvas Malbec, Merlot e Syrah são boas escolhas, especialmente se tiverem notas terciárias, algo que encontramos muito na uva Nebbiolo.

As opções são excelentes e saber qual é a combinação entre queijos e vinhos que mais te agrada depende apenas de experimentar!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Foto de capa: @maisonmirabeau

3 Comentários

Gustavo Klemtz 27/04/2023 - 18:48

Acho que todas as combinações são perfeitas Ana, umas melhores com clima fresco, outras com clima quente e as sensacionais com o frio …
Parabéns pelas excelentes dicas 👏🏼

Repetir
Matteo 08/05/2023 - 12:40

Right here is the right blog for anyone who would like to understand this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I actually will need to, HaHa). You certainly put a brand new spin on a subject thats been discussed for years. Wonderful stuff, just great!

Repetir
Renata Seabra 12/05/2023 - 18:49

Adorei as dicas!! 👏👏

Repetir

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais