Início » Culinária indiana

Culinária indiana

por Ana Wingert

A culinária indiana é conhecida por sua variedade de especiarias e sabores mais marcantes.

Ingredientes da comida indiana

Entre as especiarias, a pimenta, noz moscada, gengibre, cravo, canela e açafrão são muito presentes. Outros ingredientes bastante utilizados que são marcantes e clássicos são o curry, o cardamomo e cominho.

Além deles, os ingredientes básicos utilizados na culinária indiana são o arroz, a farinha de trigo integral (atta), e leguminosas como lentilha vermelha (masoor) e grão de bico, todos com muita ênfase na preparação de molhos.

Há no país também forte influência do vegetarianismo devido à religião, de forma que muitos pratos são feitos apenas com base vegetal, mas também é possível encontrar preparos com frango e carne de cordeiro, todos sempre muito condimentados.

Qual vinho harmoniza com a culinária indiana

Em razão do uso expressivo de especiarias picantes no preparo dos pratos, em geral, a culinária indiana é bem harmonizada com vinhos espumantes e vinhos rosés, que trazem sensação de frescor e limpeza no paladar.

Mas, vinhos brancos são grandes parceiros dos pratos mais delicados e condimentados, com perfil étnico, como é o caso da culinária indiana. Os mais adequados são os brancos aromáticos e florais como Gewürztraminer, Moscatel, Chenin Blanc, Torrontés e Riesling.

Se o prato tiver as especiarias amenizadas pelo iogurte ou arroz e pelo frango, Chardonnay ou Viognier com madeira são boas opções para combinar.

De outro lado, tal como ocorre com a culinária japonesa, pratos quentes podem ser combinados com vinhos tintos leves e de baixa carga tânica, que não se chocam com as especiarias principais que dão sensação de picância em boca, como a pimenta e o cardamomo.

Mas, para quem gosta de exaltar a condimentação, um vinho do Rhône de mais corpo pode criar uma boa experiência sensorial por causa de suas especiarias.

Por fim, o tradicional frango Tandoori e os preparos com cordeiro combinam com um Merlot mais jovem ou até mesmo um vinho italiano leve no estilo Bardolino.

No caso da culinária indiana, ainda que as especiarias e ingredientes desafiem a harmonização, o preparo e o peso dos pratos ampliam o leque de combinações.

O que não faltam são opções para brindar!

Por Ana Carla Wingert de Moraes

Deixe o seu comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais